Reflexão sobre inclusão
Pós-graduação e Formação Especializada em Educação Especial – Domínio Cognitivo
Uma reflexão sobre… o conceito de Inclusão
Módulo: Educação Especial Turma Açores
“As crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elas se devem adequar através de uma pedagogia centrada na criança, capaz de ir ao encontro destas necessidades;
As escolas regulares, seguindo esta orientação inclusiva, constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórias, criando comunidades abertas e solidárias, constituindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos[…].”
Declaração de Salamanca,1994
A Declaração de Salamanca marcou, significativamente, o sistema educacional. Com esta declaração conseguiu assegurar-se que a educação de crianças e jovens, com necessidades educativas especiais, fosse parte integrante do sistema regular de ensino, consciencializando e responsabilizando vários países de que a escola é para todos.
Para que tal princípio se aplique e a inclusão seja uma realidade conseguida, é necessário, por parte dos professores e restante comunidade educativa, uma alteração de mentalidades e um esforço colectivo.
Os alunos com necessidades educativas especiais devem ser reconhecidos como um desafio, um estímulo para a promoção de estratégias destinadas a criar um ambiente educativo mais rico e favorável para todos. O facto de estarem inseridos em meios educativos inclusivos resulta numa melhor preparação da vida em sociedade, promovendo o enriquecimento pedagógico de toda a turma.
O sistema de educação deve ser planeado e os programas educativos devem ter em vista a diversidade dos alunos a que se destinam e as suas características. As escolas regulares ao seguirem o princípio educativo da inclusão, devem promover formas eficazes de combate à discriminação, criando comunidades abertas e solidárias capazes de