Reflexão sobre desmatamento
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Pedagogia
Disciplina: Laboratório de Pesquisa e Práticas Educacionais II
3º - Período noite
Profª. Maria Helena Morra
Aluna: Rosangela Maria de Sousa Faleiro
Data: 20/03/2012
Reflexão sobre desmatamento
Em uma época onde tudo acontece de forma acelerada, a deteriorização do meio ambiente causada pelas intervenções humanas associadas ao processo do capitalismo, do consumo desenfreado vem gerando poluição e degradação sem precedentes.
O objetivo de repensar a relação homem-natureza, em profunda integração com o processo histórico, é necessário para não se perder o sentido da existência, o sentido de “ser humano.” Além de afetar a biodiversidade (a Amazônia possui mais de 30% da biodiversidade mundial), o desmatamento na Amazônia afeta, e muito, a vida das populações locais que sem a grande variedade de recursos da maior bacia de água doce do planeta se vêem sem possibilidade de garantir a própria sobrevivência, tornando-se dependentes da ajuda do governo e de organizações não governamentais.
Nos últimos anos a Amazônia Brasileira vem registrando a pior seca de sua história. Em 2005, alguns lagos e rios tiveram sua vazão reduzida a tal ponto que não passavam de pequenos córregos de lama, alguns até chegaram a secar completamente, ocasionando a morte dos peixes. O pior é que esse efeito tende a se agravar com o tempo. Com os rios secando e a diminuição da cobertura vegetal, diminui a quantidade de evaporação necessária para a formação de nuvens, tornando as florestas mais secas.
Percebemos e recebemos confirmações a todo o momento de que o Planeta Terra está prestes a atingir o seu limite. O relatório do aquecimento global nos mostrou alguns dados preocupantes para as próximas décadas.
Atualmente, o direcionamento de assuntos ambientais, tem sido um assunto que preocupa a população de diferentes culturas e países. O filme “Uma verdade inconveniente” apresenta