Reflexão sobre alfabetização
FICHAMENTO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: FERREIRO, Emilia.Reflexões sobre alfabetização.24°.ed.São Paulo:Cortez Editora,2001.
A REPRESENTAÇÃO DA LINGUAGEM E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Pg.9 *A autora vem chamar a atenção para a importância de um terceiro elemento no processo de aprendizagem que ate então não era levado em conta. Ela fala que quem ensina, quem aprende e o objeto de conhecimento tem que estar interligado.
1-A ESCRITA COMO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO Pg. 10 á 16 *Segundo a autora ela mostra a diferença em uma aprendizagem de apropriação do conhecimento como representação de código e chama de aprendizagem conceitual, mas se a escrita e concebida como código de transcrição, sua aprendizagem é concreta, como a aquisição de uma técnica.
2-AS CONCEPÇÕES DAS CRIANÇAS A RESPEITO DO SISTEMA DE ESCRITA. Pg. 16 á 29 *Emilia fala em segundo momento da concepção das crianças a respeito da escrita, e ressalta a importância das produções espontâneas e segundo ela e a partir dessas produções que a criança constrói sua aprendizagem e não em um processo de ensino sistemático, quando lhe é permitida está aprendizagem.
2-AS CONCEPÇÕES DAS CRIANÇAS A RESPEITO DO SISTEMA DE ESCRITA. Pg. 17 “Se pensarmos que a criança aprende só quando é submetida a um ensino sistemático, e que a sua ignorância está garantida até que receba tal tipo de ensino, nada poderemos enxergar.”
2-AS CONCEPÇÕES DAS CRIANÇAS A RESPEITO DO SISTEMA DE ESCRITA. Pg. 16 á 19 *Ela ainda nos chama á atenção para a diferença entre desenhar e escrever, e a importância fundamental desse reconhecimento e interpretação. Ao desenhar a criança está no domínio do icônico que reproduz a forma do objeto; ao escrever está fora do icônico que não reproduz a forma do objeto.
A criança em um certo momento dedica um grande esforço intelectual para desenvolver as formas diferentes da escrita que segundo ela em primeiro momento e intrafigurais e possui dois eixos, o quantitativo onde a no mínimo três