Alfabetização: uma reflexão sobre os métodos
ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO DIDÁTICA
Monografia de Conclusão de Curso
Pós – Graduação Rede Pitágoras Gestão licadut@hotmail.com
São Paulo 2011 Resumo: O objetivo desta pesquisa é refletir sobre “métodos de alfabetização”, como cada um contribui para uma alfabetização plena. Buscamos identificar em que têm consistido as didáticas apoiadas em diversas teorias. Durante anos, o método foi o problema central da alfabetização. Atualmente, os estudos sobre psicogênese da língua escrita, fizeram com que os métodos de ensino\aprendizagem da língua escrita fossem criticados. A busca de um novo paradigma para a metodologia da alfabetização se torna cada vez mais necessário. Este estudo irá refletir sobre as contribuições e possíveis limites de cada método desde o inicio da história do mundo letrado. À partir de um contexto amplo, queremos discutir as metodologias, que leve em conta a formação continuada de professores e outros temas afins.
Palavras- chave: Alfabetização. Metodologias de alfabetização. Didática da alfabetização.
Introdução
Esta pesquisa parte da necessidade do educador, de conhecer como se constroem as estruturas para o desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças, na fase da alfabetização, tornando sua didática em sala de aula mais eficaz.
Pretende-se estudar o desenvolvimento cognitivo, as quais pressupõem que a criança passa por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis, que podem ser consideradas mudanças de cunho qualitativo de um tipo de pensamento para outro, sem abandono ou demérito do anterior.
Dessa forma cada estágio ou período se apoia no anterior e constrói o fundamento para o próximo estágio.
A partir de um recorte teórico, elegemos três pilares nos quais a pesquisa bibliográfica sustentou-se: história da alfabetização, construção da inteligência a partir da teoria de