reflexão semanal
Atravez da oportunidade de participar do acolhimento foi possivel perceber a eficácia da articulação em rede e do próprio acolhimento, uma ferramenta que proporciona uma escuta qualificada, além de garantir, nos serviços de saúde, a reorganização dos processos de trabalho e o acesso com responsabilização e resolutividade.
Segundo SEVERO e DIMENSTEIN apud CECILIO, 1997
"Os serviços públicos de saúde estão articulados em rede, em um modo de organização piramidal, em cuja base existe um conjunto de serviços responsáveis pela atenção primária, que funciona como porta de entrada dos usuários no sistema de saúde. Em um nível intermediário da pirâmide, situam-se os serviços de atenção de média complexidade e, no topo da pirâmide, estão os de alta complexidade, como os serviços hospitalares"
Percebi a importancia da esculta qualificada no momento em que um usuário inicialmente trouxe queixas de episódios de violência na escola. Porém a partir do momento em que o profissional a frente do dialogo conseguio a confiança do acompanhante a história trouxe outro contexto onde se fez necessário buscar apoio da rede, nesse caso foi pensado em um companhamento em conjunto com um Serviço de Atenção a Pessoas em Situação de Violência Sexual (Viver).
No entanto para que a articulação entre redes e a construção de vínculo entre o profissional e o usuário aconteça se faz necessario a qualificação do profissional, bem como senssibilidade para se dispor na resolutividade da demanda apresentada.
Referência:
Severo A.K. e Dimenstein M. Rede e intersetorialidade na atenção psicossocial: contextualizando o papel do ambulatório de saúde mental. Psicologia: ciência e profissão. vol.31 no.3 Brasília 2011.
Reflexão Semanal
Ao participar de uma das reuniões do Grupo de família me chamou atenção o fato de todos que estavam presentes serem pai ou mães de meninos autistas. A unanimidade do sexo masculino intrigou não só a mim, mas aos próprios