Moda brasileira feminina
Para começar, vamos falar sobre a moda que é uma tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e, sobretudo de se vestir.
No cenário atual da moda brasileira, estamos rodeados por inúmeras influências do que vestir, de como se comportar e o que é adequado, correto, o que é a última tendência que todos estão comentando e é preciso ter, o que nos deixa melhor, valoriza, agrega um status. A moda ao mesmo tempo em que lança tendências de comportamento e consequentemente de consumo, se não compreendida de maneira correta e desse modo usá-la de forma consciente pode provocar alienação, consumo impulsivo e gerar outros problemas que afetam o bom desenvolvimento e crescimento de cada indivíduo.
O Brasil por ser um país tropical de muitas cores, diversidade cultural, muita mistura, é bem “livre” também na questão de como se vestir e em como a moda se apresenta para a sociedade. Desfrutamos de muitas opções de escolha, com relação a estilos, tribos e peças de roupas que podemos vestir. A partir disso fica à nossa vontade escolher aquilo com o que nos identificamos mais e consideramos melhor e mais agradável.
Sendo a moda uma forma de comunicação e muito expressiva, existem vários perfis de vestimenta que se adequam a cada tipo de pessoa, de acordo com seus gostos, hábitos, costumes, atitudes, experiências e seu jeito em si. O perfil da mulher brasileira vem se modificando com o passar dos anos, cada vez mais as mulheres estão mais independentes, resolvem seus próprios assuntos, lutam por direitos iguais e assim têm mais conquistas na vida, tanto pessoais quanto profissionais, outros. Com relação à moda, a mulher procura se vestir de forma livre, confortável, agradável