Reflexão: Escritores da Liberdade
Reflexão sobre o filme : “Escritores da Liberdade”
1) A indisciplina na sala de aula pode ser o resultado de quais situações?
Sabemos que os jovens são possuidores de uma certa resistência e aversão à qualquer tipo de imposições e atividades dadas como obrigatórias. Seus interesses parecem não estar em nada ligados com os conteúdos prográmaticos que as disciplinas carregam.
O acesso diário a novas tecnologias, implicam em informações carregadas de consumismo e valorização do superficial e do que é considerado moderno.
O professor parece não saber e/ou não conseguir trazer para dentro da sala de aula, assuntos que despertem nos alunos o mesmo interesse que a midia alcança.
Nos parece, que a indisciplina em sala de aula, pode estar relacionada à essa falta de estimulo, assim como podemos pensar, que esses jovens, podem estar cercados por diversos problemas de ordem psiquica, social e familiar.
2) Como o professor pode detectar as reais causas de indisciplina de seu aluno?
Para detectar causas de indisciplina, a interdiscilplinaridade torna-se fundamental. Através de métodos interdisciplinares, os diagnósticos precisos serão muito mais eficazes. Óbviamente, que antes de encaminhar o aluno para um acompanhamento com profissionais da psicologia e /ou psicopedagogia, o professor necessita detectar no comportamento de um determinado aluno, caracteristicas que afastem completamente uma resolução que possa ser alcançada com sucesso somente na sala de aula.
Observar o aluno e seu comportamento se torna um ato diário. 3) Relacione algumas medidas que podem ser adotadas pela escola para prevenir atos de indisciplina.
Pensamos que aulas dinâmicas e atraentes do ponto de vista temático, assim como dialogos e uma relação mais humana e estreita entre o educando e o professor, possam facilitar esses diagnósticos relacionados a indisciplina.
A participação da coordenação e direção é de grande