Resumo e Reflexão do filme “Escritores da Liberdade”
Resumo: O filme é baseado em fatos reais e é sobre uma professora, Erin Grucuel, que começa a dar aula e chega cheia de expectativas a sala de aula, imaginava que todos os alunos iriam corresponder ao seu modelo educacional, tornando-se frustrante os primeiros encontros, as brigas, os desencontros e as insatisfações são constantes nas expressões dos alunos, simplesmente ela é ignorada a ponto de ficar sozinha na sala de aula, sua tarefa virou um desafio, esses alunos fazem parte de gangues e etnias diferentes, mesmo não tento a ajuda de outros professores e da direção da escola, começou a fazer algumas atividades para os alunos terem o interesse e se identificassem, foi daí que ela criou um projeto para que esses alunos lessem o” Diário de Anne Frank”, a professora pediu para eles fazerem o seu próprio diário, com seus sentimentos, pensamentos, o que já havia se passado na vida deles o que eles sonhavam. Ao criar um elo de contato com o mundo, Erin fornece aos alunos um elemento real de comunicação que permite ao mesmo se libertarem de seus medos, anseios, aflições e inseguranças. Depois te ter lido os diários dos alunos, professora reforçou a ideia de não desistir de seus alunos e como a escola não emprestaria os livros ela começou a trabalhar em dois empregos para poder comprar livros.
Os alunos escreveram uma carta para a mulher que protegeu a Anne Frank, com isso eles se empolgaram e juntaram suas historias e fizerem um livro. A Professora conseguiu fazer com eles mudassem e respeitassem a todos, independentemente da cor, da origem étnica ou da religião.
Reflexão: No filme é possível ver o quanto o sistema educacional está preso ao fracasso escolar dos alunos, nele mostra que nem a escola nem os professores acreditam no seu trabalho e de que este sistema mude algum dia.
Que os alunos estão taxados e pouco se fazer para tentar mudar a visão desses alunos e das suas famílias em relação ao futuro escolar, não há estímulo,