Reflexão da Luz
Introdução
Reflexão da Luz
Classificação da Reflexão
Leis da Reflexão
Conclusão
Bibliografia
Introdução
No nosso dia-a-dia estamos habituados a ver reflexos, quer seja uma paisagem refletida na água de um lago ou o nosso próprio reflexo ao espelho.
Neste trabalho veremos um pouco sobre a reflexão da luz , sua classificação e suas Leis.
Reflexão
Reflexão é o Fenômeno que consiste no fato de a Luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre um objeto ou superfície. É possível esquematizar a reflexão de um raio de luz, ao atingir uma superfície polida, da seguinte forma:
AB = Raio de luz incidente
BC = Raio de luz refletido
N = Reta normal à superfície no ponto B
T = Reta tangente à superfície no ponto B
i = Ângulo de incidência, formado entre o raio incidente e a reta normal.
r = Ângulo refletido, formado entre o raio refletido e a reta normal.
A reflexão da luz pode ser classificada em dois tipos:
Reflexão difusa: Também conhecido como difusão da luz, esse tipo de reflexão ocorre quando a luz incide sobre uma superfície irregular e esta a reflete. Os raios de luz refletidos propagam-se em várias direções diferentes. Os objetos difundem a luz que recebem, por isso, quando essa luz penetra em nossos olhos, conseguimos enxergá-los. Como na difusão a luz propaga-se em todas as direções, muitas pessoas podem ver o mesmo objeto ao mesmo tempo. É por causa desse fenômeno que conseguimos enxergar vários objetos simultaneamente e de ângulos diferentes.
Reflexão Regular: nesse tipo de reflexão, os raios refletidos ficam paralelos uns aos outros. É esse tipo de reflexão que forma a imagem de superfícies altamente polidas, como os espelhos, metais ou a superfície de um lago. A imagem que se forma nesse tipo de superfície é altamente nítida,