irrigação na cultua do tomate
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS
CURSO DE AGRONOMIA
Projeto de Irrigação por gotejamento subsuperficial na cultura do tomate.
Dados do local
Nome da propriedade Ouro Fino
Tamanho da Área Total:
13,369 há
Município
Confresa – MT
Região
Centro-Oeste
Proprietário
Firmino Pessoa
Croqui da área a ser irrigada
Figura1. Área do Projeto
Fonte de água a ser utilizado e discrição do solo
Fonte de água
Represa
Vazão
5 l/s
Tipo de solo
LVA Distrófico
VI Estimada
38,09 mm/h
Profundidade
40 cm
Clima da Região: O clima local é o tipo mesotérmico de inverno seco. Esse tipo de clima caracteriza-se por apresentar médias de temperaturas mensais, em épocas mais frias temperaturas inferiores a 18°C e nos meses mais quentes médias superiores a 25°C. Nos meses mais secos, o total de chuvas permanece abaixo de 30 mm com o índice pluviométrico variando entre 1100 e 2000 mm com uma evaporação média de 6 mm.dia-1 medida em tanque classe A.
Gotejamento subsuperficial
O sistema de irrigação por gotejamento tem sido aceito em maior índice entre os produtores, pois seu adequado uso proporciona condições de umidade e areação o que favorece o desenvolvimento e a produção da cultura. É um sistema que não estabelece micro clima úmido de transição durante o ciclo de irrigação, em função de aplicar água diretamente ao solo.
A água é aplicada diretamente no perfil abaixo da superfície do solo. Essa aplicação pode ser feita por meio da elevação do lençol freático ou pela aplicação de águas nas camadas subsuperficiais do solo através de tubos ou manilhas perfuradas ou porosas.
Tem como principais vantagens sobre outros sistemas: a maior eficiência do uso de água que permite melhor controle de lâmina aplicado, que não é afetada pelo vento e tipo de solo; maior produtividade; maior eficiência.
As principais vantagens da