Economia
1. INTRODUÇÃO
O PIB do Brasil está em queda. Ultimamente, esta frase tem sido comum nos cadernos de economia dos jornais, nas paginas de economia da internet e nos diversos telejornais. Mas antes de entrarmos a fundo nessa questão, precisamos entender o que é o PIB.
PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do país, durante um período determinado. Tem como objetivo, medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região. Quanto mais se produz, mais se está consumindo, investindo e vendendo.
2. O ASSUNTO DA VEZ É O PIB
Em 01/09/2014, a pagina de Economia do site Estadão (http://economia.estadao.com.br ), publicou a seguinte noticia: “Após PIB mostrar recessão, mercado reduz crescimento no ano para 0,52%”. Segundo a matéria, foi a 14ª diminuição da expectativa de crescimento do relatório Focus – Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país – Na sexta-feira anterior (29/08/14), foi divulgado que o PIB havia caído 0,6% no 2º trimestre, indicando uma recessão técnica, que ocorre quando a atividade econômica se contrai por dois trimestres consecutivos.
Outro artigo, publicado uma semana depois, 08/09/2014, desta vez na pagina de Economia do site da UOL (http://economia.uol.com.br), novamente o assunto da desaceleração do crescimento do PIB estava em pauta: “Economistas cortam previsão de crescimento pela 15ª semana, para 0,48%”. O artigo relata que a expectativa de crescimento do PIB foi ajustada para 0,48% em 2014, frente aos 0,52% esperados na semana anterior. A análise é de economistas de instituições financeiras consultadas pelo Banco Central para o Boletim Focus. A previsão foi reduzida pela 15ª semana seguida. Ainda conforme o artigo, as projeções para o crescimento do