Reflexoes
O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ele precisa brincar para crescer. Segundo Piaget (1989) , a maneira da criança assimilar (transformar o meio para que este se adapte às suas necessidades) e de acomodar (mudar a si mesmo para adaptar-se ao meio) deverá ser sempre através do lúdico.
“Os métodos de educação exigem que se forneça as crianças um material conveniente, a fim de que jogando, elas, cheguem a assimilar as realidades intelectuais, que sem isso, permanecerem exteriores à inteligência infantil” Piaget (1989)
...uma criança que domina o mundo que a cerca é a criança que se esforça para agir neste mundo. Para tanto, utiliza objetos substitutos aos quais confere significados diferentes daqueles que se normalmente possuem. O brinquedo simbólico e o pensamento estão separados dos objetos e a ação surge das idéias então das coisas... (Vigotsky
1991,p28.)
O brinquedo e as brincadeiras são excelentes oportunidades para nutrir a linguagem verbal se torne mais fluente e haja maior interesse pelo conhecimento de palavras novas.
É na magia do brinquedo que ela desenvolve a auto – estima, a imaginação, a confiança, o controle, a criatividade, a senso – percepção, a cooperação e o relacionamento interpessoal.
Segundo Vygotsky(1989) brincar propicia o desenvolvimento de aspectos específicos de personalidade, a saber:
a) afetividade: tanto bonecas, ursinhos etc..., como brinquedos que favoreçam a dramatização de situações de vida adulta, equacionam problemas afetivos da criança;
b) motricidade: a motricidade fina e ampla se