Manual de primeiros socorros
Hemorragias
Hemorragia Interna: é um ferimento profundo interno,por não se enxergar sangue saindo,é mais difícil de identificar. Alguns casos é expelido em golfadas pela boca ou pelos ouvidos, sintomas pulso fraco pele fria, suores em testa e mãos, palidez, sede e tonturas.
Hemorragia Externa: é aquela que é visível, com muito sangue, se não for controlada, também pode causar a morte.
O que fazer?
Chamar a emergência proteger-se com luvas, verificar o local exato da hemorragia, pressionar o local com um pano limpo se a hemorragia for no braço ou perna, levanteo membro, desde de que não tenha quebrado ,caso não parar de sangrar ,não retire o pano coloque outro por cima, não usar torniquete pois pode para a circulação causando a amputação do memb
Sangramento do nariz: Isso acontece quando rompe um vaso sanguíneo.
O que fazer? Aperte a narina contra o dorso, deve-se ficar com a cabeça reta (nem para frente, nem para trás), não assoe o nariz não use cotonetes, dedo, pinças, lenços ou papel higiênico caso o sangramento não pare ou se repita, procure o médico.
Ferimentos luxações:é um rompimento da pele, podendo ser superficial ou profundo.,
O que fazer? Lavar o ferimento com bastante água e sabão não retirar farpas, vidros ou partículas de metal do ferimento, a menos que saiam facilmente, durante a limpeza manter o ferimento limpo e seco.
Queimaduras
Queimaduras de 1º grau - vermelhidão (lesões de camadas superficiais da pele);
Queimaduras de 2º grau - vermelhidão e bolhas (lesões de camadas mais profundas da pele)
Queimaduras de 3º grau - destruição de tecidos que podem estar escuros ou esbranquiçados (lesões de todas as camadas da pele)
O que fazer?Ligue para emergência, retire a roupa ou pertences como corrente e relógio somente não estiver grudada. Se a queimadura for por substância sólida, retire o excesso com pano seco (proteja-se!) Lave em água corrente e limpa, abundantemente e não