Atividades artisticas
Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar.
Clarice Lispector
Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar.
Clarice Lispector
ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Objetivos:
As Atividades Artísticas como um todo, podem ser ensinadas e aprendidas, então é preciso trabalhar a organização pedagógica das relações artísticas e estéticas com os alunos. Sua importância na sociedade e na educação é devido a sua função indispensável na vida dos seres humanos, pois, representa, também, um determinado tempo histórico-cultural, expresso através de atividades culturais, quadros, estátuas, esculturas e museus. Nessa perspectiva, nosso projeto busca oportunizar aos alunos, e os demais colegas professores, uma visão voltada à amplitude das especificidades desse ensino, envolvendo três aspectos fundamentais nesse processo, que são a observação, reflexão e análise.
Justificativa:
Para elaborar e executar o projeto, foi preciso fundamentar-se em alguns teóricos que discutem a relevância do ensino de Artes tanto para a formação intelectual, quanto social e cultural do homem. Ferraz e Fusari (1999) que discute o contexto histórico do ensino de Artes, o PCN de Artes (1997) defende que a educação em Artes, propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, caracterizando um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana. Jorge Coli (2003) questiona a Arte e afirma que ela é supérflua, porém essencial para a formação do homem. Já para Dias (1999), o que contribui para a formação da sensibilidade dos educadores é reconciliá-los com a própria expressão, resgatar-lhes a palavra, o gesto, o traço, as ideias e a autoria.
Metodologia:
Proponho atividades práticas de trabalhos com alguns materiais com os quais os alunos já tiveram contato na escola – tinta e pintura em tecido de algodão, manipulação de argila etc. Discutiremos, também, sobre alguns artistas que influenciaram no