Manual de primeiros socorros
O QUE É PRIMEIROS SOCORROS?
Primeiros socorros é o atendimento prestado a uma vitima de acidento ou mal subto, é a ação de que qualquer cidadão dentro de suas limitações possa ajudar o outro. Ao inicar um atendimento você deve ter em mente o que faze e de manter autocontrole, nunca minta para a vitima, procure expressar segurança e confiança no que faz.
NUMEROS DE EMERGÊNCIA
• 190 - Policia Militar
• 192 - SAMU
• 193 - Bombeiros
EMERGÊNCIA - Situação onde há risco de vida.
URGÊNCIA - Situação onde não há risco de vida.
Todo cidadão é obrigado a prestar auxilio a quem esteja nescessitando, tendo três formas para fazê-lo sendo ela: atender, auxiliar quem esteja atendendo e prestar ajuda.
A avaliação do ambiente ajuda para não colocar em risco a vida da vitima.
CONVULSÃO
São contrações musculares involuntárias e descontroladas de todo o corpo, com diversas causas, como hipotermia, febre, TCE (trauma crânio incefálico), hipertensão, infecções SNC (sistema nervoso central), epilepsia, abstinencia de drogas e alergias.
SINTOMAS
• Subta perda de conciência e queda no chão
• Contrações musculares em todo o corpo
• Lábios roxos e salivação
O QUE FAZER?
Manter a cabeça da vitima laterizada para evitar que a vitima sufoque com a saliva, afrouxar roupas e retirar objetos, se possivel registar o tempo, se passar de 15 minutos á risco de morte, ligar para SAMU.
HEMORRAGIAS
São rompimentos de vasos sanguineos, veias ou arterias,o que provocam a perda de sangue circulante para dentro ou para fora do corpo.
ARTERIAL - Saida intermitente, sangue vermelho e brilhante.
VENOSA - Saida continua, sangue vermelho escuro.
CAPILAR - Saida de sangue em pequena quantidade.
SINTOMAS
A hemorragia é definida como uma perda aguda de sangue circulante.
O QUE FAZER?
Quando houver hemorragia arterial, pega um pano limpo e por sobre o local e precionar com firmeza, se houver perfuração com objeto não retirar.
Interna, apenas ligar