Reflexo da Política Fiscal no Governo e na Empresa
Relatório Final (2-3 páginas) – Problema nº:__2__ data: 14/04/2014
Grupo (nome):__Iene_____________________
1. Questões e Estratégias de Pesquisa
Cada integrante do grupo pesquisou a respeito das Políticas econômicas com ênfase na politica fiscal, incentivos fiscais, impostos, o motivo para o governo influenciar na economia, impactos da redução das despesas do governo com objetivo de desonerar a população e o setor automotivo.
As pesquisas se realizaram no âmbito da Biblioteca e Laboratório, em livros, revistas e sites.
O grupo inicialmente definiu o problema como sendo: Como a política fiscal interfere no investimento no setor automotivo e no resultado do governo?
2. Solução e associação com conceitos relevantes
Para Vasconcellos, Política Fiscal refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos e controlar suas despesas. Os impostos são a forma como o governo consegue articular a politica fiscal, o que interfere no setor tributário, pois irá modificar as despesas no setor privado, já que com uma maior arrecadação de impostos a disponibilidade de moeda será menor, e consequentemente irá resultar em uma parcela menor de consumo e investimentos em poupança, já que a renda da população será menor. Está poderia ser vista com uma das armas do governo para controlar a inflação, pois o objetivo é atingir a demanda.
Em diversos momentos o governo aplica o uso de incentivos fiscais para estimular certo setor da economia e gerar empregos e crescimento econômico, como a redução de imposto chamado IPI. Do ponto de vista do empresariado é sempre vantajoso, pois o desonera e também consumidor abrindo mais poder de compra. Quem perde é o governo que deixa de arrecadar impostos; e como a conta de gastos e ganhos é apertada, o estado não pode simplesmente assumir a perda desse valor tendo então que compensar em outras contas.
O governo brasileiro,