Reflexao
1) Um raio luminoso incide sobre um espelho plano formando um ângulo de 30° com sua superfície refletora. Qual o ângulo formado entre os raios incidente e refletido?
2) Determine a altura h indicada na figura abaixo:
3) Observe a figura e calcule:
a) o ângulo de incidência
b) o ângulo de reflexão
c) o ângulo formado pelos raios incidente e refletido 4) O ângulo entre um raio de luz que incide em um espelho plano e a normal à superfície do espelho é igual a 35°. Para esse caso, o ângulo entre o espelho e o raio refletido é igual a:
a) 20°
b) 35°
c) 45°
d) 55°
e) 65°
5) Na figura deste problema, A é uma fonte de luz e B é um ponto que deve ser iluminado por luz proveniente de A, após refletir-se no espelho plano, pois MN é um obstáculo que impede a luz de A incidir diretamente em B. Mostre na figura a trajetória do raio que parte de A e atinge B e determine o ângulo que este raio incide no espelho.
6) (FUVEST) Admita que o Sol subitamente“morresse”, ou seja, sua luz deixasse de ser emitida. Vinte e quatro horas após esse evento,um eventual sobrevivente, olhando para o céu,sem nuvens, veria:
a) a Lua e estrelas;
b) somente a Lua;
c) somente as estrelas;
d) uma completa escuridão;
e) somente os planetas do sistema solar;
7) (CEFET-PR) Dois espelhos planos fornecem11 (onze) imagens de um objeto. Logo, podemosconcluir que os espelhos formam um ângulo em graus de:
a) 10
b) 25
c) 30
d) 36
e) 45
8) (PUC-SP) Um ano-luz tem dimensão de:
a) um tempo
b) um comprimento
c) uma velocidade
d) uma aceleração
e) uma intensidade luminosa
9) Na figura, os espelhos planos E1 e E2 são perpendiculares. Um raio luminoso incide no espelho E1 formando 30° com a superfície refletora, conforme está indicado:
Represente a trajetória da luz até que ela deixe o sistema de espelhos. 10) Um espelho plano vertical conjuga a imagem de um observador parado, situado à