Filatório de anéis
Índice
1. Objetivo....................................................................................... 2 2. Resumo Teórico........................................................................... 3 3. Desenvolvimento......................................................................... 8 4. Análise física dos fios produzidos.............................................. 16 5. Conclusão.................................................................................. 18
1.Objetivo
O objetivo do relatório é realizar um estudo sobre o filatório de anéis, conhecer seu funcionamento, seus órgãos, seu acionamento, sua capacidade de produção, e os ajustes que podem ser feitos para que possamos fabricar um determinado fio.
2.Resumo Teórico
O filatório de anéis tem a finalidade de dar estiragem e torção ao pavio proveniente da maçaroqueira, a fim de transformar o mesmo em fio, de acordo com o plano de produção.
Como depois do filarório não há mais nenhum processo para a melhora do fio, é necessário ter cautela na hora de aplicar a estiragem e torção, pois isso pode piorar a qualidade do fio. Dessa forma, um dos principais objetivos dos ajustes do filatório, é não permitir que o fio perca qualidade, ou perca o menos possível.
No filatório, cada fuso é alimentado por um pavio. Este pavio é suportado pela umbrella, para garantir total liberdade de movimento da maçaroca, e guiado por um varão orientador, para que possa ser introduzido no funil que o orientará em sua passagem pelo trem de estiragem. O trem de estiragem possui um braço pendular para de dar a pressão necessária para a estiragem, além de ser composto por 3 pares de cilindros.
O 1° par de cilindros é o que possui a maior velocidade, sendo essa a velocidade de entrega do fio. Sobre o 1° cilindro, também são colocados pares