Termos têxteis
Acabamento branco: Produto químico, conhecido como alvejante, corante (branco ótico) que confere cor branca ao tecido.
Carda: Máquina destinada a realizar a limpeza, paralelização e homogeneização das fibras no processo de fiação.
Cetim: Tipo de ligamento de fios, para formação de um tecido, similar a sarja, porém utilizado em repetições de 5 a 12 fios de urdume e trama (ou seja, o fio de trama passa sobre 5 a 12 fios de urdume para, em seguida, inverter-se e passar sob mais 5 a 12 fios de urdume). A principal diferença entre os dois ligamentos é que a diagonal é claramente visível na sarja e não é claramente visível no cetim, pois ela é intencionalmente interrompida para formar uma superfície lisa e brilhante.
Estiragem: Processo que consiste em afinar a mecha para transformá-la em pavio e posteriormente o pavio em fio.
Falso Tecido: Termo genérico usado para descrever um tecido que não possui fios entrelaçados na sua formação. São obtidos em forma de véus, com uma ou mais camadas, formados por fibras ou filamentos desorientados que são consolidados por meio mecânico, químico ou térmico.
Fibra artificial: Fibra derivada da solubilidade da celulose natural da polpa da madeira ou do línter de algodão .
Línter do Algodão: Fibrilas retiradas do caroço do algodão.
Fibra descontínua: Segmento de matéria prima têxtil (fibra de algodão, fibra cortada de poliéster) em forma linear, de comprimento definido. É chamado simplesmente de fibra ou, quando derivada de algum processo de corte, é denominado de fibra cortada.
Fibra sintética: Fibra produzida com monômeros derivados do petróleo, com os quais se sintetiza o polímero que, por sua vez, irá constituir a fibra.
Filamento contínuo: Segmento linear de comprimento longo.
O conjunto de três ou mais filamentos paralelizados forma o fio multifilamento contínuo. Se o fio for constituído por um único filamento, denomina-se monofilamento. Os fios