Industria têxtil
INÍCIO1844 – PRIMEIRA : FÁBRICA DE TODOS OS SANTOS – CIA VALENÇA INDUSTRIAL – ATUAL VALENÇA INDUSTRIAL DA CIDADE DE VALENÇA – BAHIA.
FOI MUITO INCIPIENTE NO INÍCIO E SOMENTE APÓS A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914 HOUVE UMA PEQUENA CONSOLIDAÇÃO.
APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIALNA DÉCADA DE 50 OCORREU O INÍCIO DA FASE INDUSTRIAL BRASILEIRA NUM PROCESSO MAIS ACELERADO.
SÒMENTEA PARTIR DA DECADA DE 70 O SETOR TÊXTIL NACIONAL PRINCIPALMENTE NA REGIÃO NORDESTE SE CONSOLIDOUCOMO UM DOS MAIS IMPORTANTES NA INDIUSTRIA BRASILEIRA.
TANTO PELA OFERTA DE EMPREGOS QUANTO AO VOLUME DE RECEITAS E IMPOSTOS GERADOS.
ISSO SE DEVEU GRAÇAS ÀS U D E N E CRIADA EM 1959 QUE DEU PRIORIDADE À INDUSTRIA TÊXTIL NA APROVAÇÃO DE SEUS PROJETOS DE AMPLIAÇÃO – MODERNIZAÇÃO E DE NOVOS PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO QUE TINHAM ATÉ 75% DE PARTICIPAÇÃO DO FINOR.
MUITASEMPRESAS FAMILIARES NÃO QUIZERAM INVESTIR UTILIZANDO OS RECURSOS DO FINOR (FUNDO PERDIDO), COM RECEIO E MÊDO DE ABRIR SEUSBALANÇOS E SUAS CONTAS NA CONTABILIDADE, ATRAVÉS DE RELATÓRIOS TRIMESTRAIS QUE DEVERIAM APRESENTAR À SUDENE COMO PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS RECURSOS RECEBIDOS.
ALGUMAS QUE NÃO USARAM ESSES INCENTIVOS NÃO MODERNIZARAM ADEQUADAMENTEE FECHARAM SUAS PORTAS. O NÚMEROÉ GRANDE. NOS TEMOS UMA RELAÇÃO COM MAIS DE 170 EMPRESAS TÊXTEIS EM SUA MAIORIA INTEGRADA COMPLETA COM FIAÇÃO – TECELAGEM – TINTURARIA E ACABAMENTO. OUTRAS QUE CONHEÇO CONTINUAM EM PÉ E FUNCIONANDO A DURAS PENAS , GRAÇAS A COMPETÊNCIA DE ALGUNS TÉCNICOS TÊXTEIS QUE FORAM TRABALHAR NO NORDESTE NA DÉCADA DE 60/70.
(COMENTAR A PARTICIPAÇÃO DOS 9 ESTADOS DO NORDESTE NA ARRECARDAÇÃO DE I C M S )
A PARTIR DA DÉCADA DE 90 A CADEIA TÊXTILEXPOSTA À CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL PRINCIPALMENTE CHINESA, SOFRERAM UM FORTE IMPACTO.
MUITAS FORAM OBRIGADAS A ABONDONAREM SUAS ATIVIDADES. OUTRAS PASSARAM A SER PURAMENTE COMERCIAIS E VIRARAM IMPORTADORAS (HERING POR