Reflexao
Em sala de aula é possível trabalhar com as crianças individualmente sempre estimulando suas ideias, em grupo junto com a professora em uma mesma atividade e até mesmo atividades feitas em equipes.
Toda atividade tem que ter uma sequencia uma proposta, não aplicar uma atividade apenas por aplicar e sim ter uma finalidade na atividade dada, em cada leitura feita pela professora cada texto apresentado pode ser explorado e aumentar ainda mais o interesse dos alunos .
A escrita e a leitura feita pela professora vão estimulando e a descoberta de diferentes tipos de texto e mensagens e vão percebendo a diferença entre um texto informativo, uma carta, um conto. Quando a criança produz textos espontaneamente, podem expressar suas hipóteses e também gerar nas crianças uma valorização de suas próprias produções, se sentirem donos de um novo poder que são capazes.
Materiais oferecem diferentes possibilidades criação total da historia ( imagens e escrita ) , interpretando as conceptualizações infantis e suas diferenças na sua equipe, o professor patrocina sua expressão e intervêm para favorecer sua superação . Quando a professora prevendo resultados idênticos , coloca intencionalmente o problema de escrever “ rabanitos “ cujas silabas contem as mesmas vogais que a anterior .
A partir da teoria de Piaget que frente a uma perturbação existem três tipos de reações possíveis: separa-las ou ignora-la , compensa-la parcialmente , conseguir que ocorra a perda do caráter de perturbação em virtude de uma reestruturação do sistema .
Toda dinâmica do trabalho na interação docente-criança-conteúdo é sempre possível e necessário que a professora intervenha ativa e diretamente sobre as produções das crianças ? O suposta as inaplicalulidade desta proposta em grupos , numerosas por enquanto resultaria impossível ao professora , respeitando a individualidade , procurar favorecer todos no avanço conceitual .