Aspecto Sociais da Segurança Industrial
SEGURANÇA INDUSTRIAL
Volta Redonda / Dezembro de 2012
EEIMVR - Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
ASPECTOS SOCIAIS DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Professor: Marcos Marques
Equipe: Social
Integrantes:
Ana Carolina Martins Silva
Carlos Vinicius Lycurgo Leal
Caroline Domingues
Eduardo Matos Werneck
Eduardo Ribeiro Chaves Soares
Fernanda Stivanin Barbosa
Guilherme Augusto da Silva
Jonathas Luis Groetares Ferreira
Matheus Monteiro Nogueira
Pablo Teixeira Ramalho
Roger Luiz de Oliveira Guimarães
Introdução
Como ser social, os eventos que atingem o homem, ainda que de forma pessoal, não ficam restritos a gerarem consequências apenas na esfera individual; antes porém, proporcionam alterações em todo meio onde o homem está. Quando tratamos a respeito de prevenção de acidentes, muitas vezes imaginamos que isso se refere apenas à proteção do indivíduo; todavia, quando se consegue reparar os agentes causadores de acidentes e assim evitar que uma pessoa seja lesionada, evita-se também toda gama de consequências sociais que tal evento proporciona, desde impactos previdenciários até problemas de saúde e segurança públicas.
Causa e Efeito
Antes de mais nada, devemos entender o acidente de trabalho como causa e efeito de problemas sociais. Além disso, precisamos definir acidente de trabalho não só como eventos pontuais que provocam danos ao trabalhador, mas também a toda sorte de doenças físicas, psíquicas e psicossomáticas advindas de uma ocupação.
Assim sendo, um acidente de trabalho pode ser o efeito de problemas sociais como a má distribuição de renda, baixa escolaridade e preconceitos. Por exemplo, um empregador pode julgar um subalterno como sendo um ser inferior e indigno de cuidados; assim, tal empregado pode ficar sujeito a perigos devido a indiferença do patrão. Além disso, um profissional com baixa instrução pode não perceber os