movimentos sociais
PROFESSOR EDSON VON DENTZ
MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
Lucas do Rio Verde, novembro de 2013.
COLÉGIO LA SALLE
PROFESSOR EDSON VON DENTZ
MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
Trabalho realizado pela estudante Carolina Schneider apresentado como requisito parcial à disciplina de história sob orientação do Professor Edson von Dentz.
Lucas do Rio Verde, novembro de 2013.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho tratarei sobre os movimentos sociais ocorridos no Brasil durante a Primeira República. Em que a principal causa de todos os movimentos foram as revoltas e o descontentamento da população contra o regime politico, e os movimentos aconteceram através de varias formas de protestos. Falarei dos principais e mais conhecidos movimentos que ocorreram neste período conhecidos como: A Guerra de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro, O Cangaço, o Coronelismo liderado pelo Padre Cicero, o Contestado, a Revolta das vacinas, os Movimentos operários, o Tenentismo e a semana de arte moderna de 1922.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Guerra de Canudos:
A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social. Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado este conflito civil. Esta durou por quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego. O beato Conselheiro, homem que passou a ser conhecido logo depois da Proclamação da República, era quem liderava este movimento. Ele acreditava que havia