REFLEX O SOBRE TEXTO EM RELA O EDUCA O
JOSÉ MANOEL DE LIMA JUNIOR – RA: 1311143
REFLEXÃO SOBRE TEXTO EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO
JOÃO PESSOA-PB
2013
JOSE MANOEL DE LIMA JUNIOR – RA 1311143
REFLEXÃO SOBRE TEXTO EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO
Trabalho da disciplina: Prática de Ensino – Introdução à Docência, para o 2º Bimestre, do curso de Graduação em Letras da Universidade Paulista – UNIP.
Professor: Wanderlei Sergio da Silva
JOÃO PESSOA-PB
2013
Texto para reflexão:
É Brincando que se Aprende...
“...As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordá-las por meio da força e das ameaças. As inteligências só entendem os argumentos do desejo: elas são ferramentas e brinquedos do desejo.
A tarefa do professor: mostrar a frutinha. Comê-la diante dos olhos dos alunos. Provocar a fome. Erotizar os olhos. Fazê-los babar de desejo. Acordar a inteligência adormecida. Aí a cabeça fica grávida: engorda com ideias. E quando a cabeça engravida não há nada que segure o corpo...”
Fonte: Alves (1997: 128)
Reflexão sobre o texto:
A educação é uma experiência que deve ser atrativa e apreciada. Ela pode ser muito preciosa e estimulante. Para isso é necessário que haja um relacionamento mais colaborativo entre professores e alunos, possibilitando uma experiência – cognitivamente através do diálogo e de esforços voltados para a reflexão, análise conceitual e classificação das ideias – de construção de significados da realidade vivida por cada um deles, ou seja, possibilitar que um possa transformar-se através da fala do outro.
Sendo assim, o professor precisa, como diz o texto: “...Acordar a inteligência adormecida..”, mas não “..por meio da força e das ameaças..” em sala de aula. Ele deve além de apresentar questões que sejam vistas como problemáticas – já que isso instiga o pensamento – e argumentar sobre elas, estimular os alunos a participarem efetivamente do debate, produzindo conclusões a partir de conhecimentos já adquiridos anteriormente,