Reflex O Sobre Os Movimento Sociais Populares
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
REFLEXÃO SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Maria Luz Garcia López Neira
São Paulo – SP
2014
Maria Luz Garcia López Neira
REFLEXÃO SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Trabalho realizado para a disciplina: FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL VI do curso de SERVIÇO SOCIAL , 6º. Semestre. ministrado pela Profa: Mestre SÔNIA MARIA MENEZES MARTINHO
São Paulo
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CONCEPÇÃO MARXISTA DA PRÁXIS 5
A CONSCIÊNCIA DE CLASSE 6
CONCEITO DE POPULAR 7
MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES ENQUANTO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL 10
CONCLUSÃO 12
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 13
INTRODUÇÃO
A atuação dos Assistentes Sociais tradicionalmente, sempre se deu em espaços de instituições públicas, privadas e entidades socioassistenciais, sendo o Estado o maior empregador destes profissionais, tanto na esfera municipal, estadual e nacional, principalmente a partir da década de 1990.
Inicialmente, os profissionais eram contratados para implementar as políticas públicas sociais mas, com a reformulação do Serviços Social no sentido da perspectiva teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa os Assistentes Sociais passaram também a fazer o planejamento e gestão das políticas públicas.
Na década de 1980 com o projeto de ruptura, alterou-se o discurso teórico-metodológico da profissão. Neste momento os profissionais começaram a organizar-se politicamente e se expandiram por todo o país, em associações e sindicatos de Assistentes Sociais.
Na trajetória da constituição de movimentos e desenvolvimento dos direitos sociais da população, é sempre notória a presença de profissionais Assistentes Sociais. No período dos anos de 1980, onde o país passava por intenso processo de disputas democráticas que culminou com a promulgação da Constituição Federal de 1988, os profissionais buscavam novas