LINHA DO TEMPO DA FOTOGRAFIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
Curso de artes plásticas
-aluna : MARIA CRISTINA DE SOUSA FROSSARD
PRINCIPAIS FOTÓGRAFOS NO PERÍODO DE 1940 A 1980
MARGARETH BOURKE WHITE = 1ª fotógrafa contratada , primeiro pela Revista FORTUNE e depois pela Revista LIFE. (fotojornalismo)
ROBERT CAPA = O fotógrafo de guerra que encarou o desafio do seu tempo .Cobriu a guerra por mais de 20 anos até ser morto pela explosão de uma mina no Vietnã.
ALFRED STIEGHLITZ = O pai da fotografia moderna. Influensiou toda uma geração. Defendia a fotografia como arte: como equivalente pictórico da pintura.
CARTIER BRESSAN = Se revelou o fotojornalista mais influente do seu tempo. Sua obra distingue-se por um interesse pela composição em si mesma, que provém da arte abstrata moderna.
ROBERT DOISNEAU = Rivaliza com Cartier Bressan pelo seu humor cheio de ironia.As fraquezas humanas são o seu tema preferido.
WAYNE MILLER = Fotógrafo conhecido por sua série de fotografias do modo de vida do negro do norte. Um dos primeiros fotógrafos a documentar a destruição de Hiroshima.
AUGUST SANDER = Fotógrafo da “NOVA OBJETIVIDADE”. Os retratos constituem uma análise devastadora da Alemanha durante a ascensão do Nazismo.
DOROTHEA LANGE = Fotógrafa dos Serviços de Segurança Rural, durante a depressão. Visão equilibrada e objetiva, reagindo também aos problemas sociais.
HERBERT BAYER = Fotógrafo surrealista, influenciado pelo pintor belga René Magritte,cujas fantasias intrigantes são tratadas com um surrealismo mágico (Fotomontagem)
JOHN HEARTFIELD = Fotógrafo de fotomontagens e postêres comentários antinazistas . Mudou seu nome HERZFILD, em sinal de protesto.
MAN RAY = Fotógrafo americano que trabalhava em Paris; não foi o primeiro a fazer fotogramas, mas é ao seu nome que os associamos graças aos seus rayographos. ( Dadaismo e Surrealismo).
BERENICE ABBOTT = Fotógrafa nque produziu espantosas fotografias científicas.