Protestantismo
"O verdadeiro tesouro da igreja é o santíssimo evangelho da Glória e da graça de Deus“
Martinho Lutero
Protestante: “um membro de uma das igrejas cristãs que terminaram se separando da Igreja católica Romana desde o século XVI; batistas, presbiterianos, congregacionais, e alguns outros.” PRO significa “para”, e o infinitivo TESTARE, que significa “testemunho” - Uma testemunha de Jesus Cristo e da Palavra de Deus
A Reforma Protestante – 1517
Religiosa com dimensões politicas, sociais e econômicas
Origem das igrejas históricas do protestantismo
Quatro manifestações iniciais: luteranos, reformados (calvinistas), anabatistas e anglicanos
Indulgências
O excesso de mérito se tornava uma fonte que a igreja poderia distribuir para aqueles que estavam deficientes espiritualmente, os pecadores necessitados. Isso era feito por meio de um certificado assinado pelo Papa que era adquirido pelo povo em troca de dinheiro.
As 95 teses
No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, foi à frente da porta da igreja do castelo de Wittemberg e afixou então na porta uma lista com 95 protestos, em que atacava não só a venda de indulgências, como também outros procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos.
1520 – Bula Exsurge Domine dá a Lutero 60 dias para retratar-se
1521- Bula de excomunhão: Decet Pontificem Romanum. Lutero vai á Dieta de Worms para se defender e é condenado. Refugia-se no castelo de Wartburg, onde começa a traduzir a bíblia.
A Reforma Suíça
Ulrico Zuínglio - 1484
Deixa de defender qualquer ensino da igreja que não esteja em harmonia com as escrituras. As missas são abolidas em Zurique. Surge o movimento Anabatista.
João Calvino - 1509
A soberania de Deus na criação, providência e redenção.
O estudo sério e criterioso das escrituras Governo representativo de presbíteros
Reforma Anglicana
A igreja anglicana tem o protestantismo na sua teologia, porém há uma ala mais católica e outra mais evangélica.