Reflex Es Sobre O Document Rio Estamira
698 palavras
3 páginas
Reflexões sobre o Documentário: EstamiraEstamira começa sua história como uma mulher comum, classe média alta, casada com um Italiano militar. Sua própria filha relata que seu pai traia sua mãe com inúmeras mulheres, e ainda as levava pra dentro de sua casa. Com isso, Estamira sai de casa e pra conseguir se alimentar e mantêr sua família, começa a trabalhar no lixão. Ao caminho do trabalho, passou por eventos e situações-limite como dois estupros, onde na segunda vez, foi marcada por inúmeras repreensões sobre sua religiosidade, quando por diversas vezes pedia “ajuda” a Deus e era interrompida pelo estuprador dizendo: “Deus não existe”, “Que Deus é esse que te deixa ser estuprada?”, “Que te deixa aqui”. Após esses eventos, seguiram-se de experiência alucinatórias, relatadas por uma de suas filhas no documentário. É possível também notar um ego fragilizado em questões de melancolia, como diz a personagem: “a minha depressão é imensa”.
Estamira se sentiu a vontade para ser quem realmente é e dizer o que realmente queria dizer, porque o diretor do filme assumiu um papel de escuta. Ele permite que Estamira revele a sua vontade ao mundo, sem barrar ou impor testes de realidade, com ausência de qualquer expressão e intenção psicanalítica. Nos momentos que Estamira está sobre os efeitos das medicações, não há espaço para exteriorização do desejo, pelo contrário, seu discurso fica atravessado pela confusão mental causada pela medicação.
Do ponto de vista subjetivo, Estamira se identificou fortemente com o lixo, no qual convive e tem contato diariamente – o resto e o desmerecimento de um sistema de estruturação econômico. A personagem também, após desfazer-se da religiosidade que antes era muito forte em Estamira, passou à além de ter certa raiva por Deus como nos trechos onde diz: “Seu Deus é sujo, estuprador, traidor, assaltante, arrombador de casa, safado, canalha, assaltante de poder, manjado, desmascarado, etc... esse Deus é o próprio ‘trocadilo’”. E com todo esse