referencial terorico
Desde dos primórdios da educação procuramos maneiras de tornar o fenômeno da aprendizagem mais atrativo para nossos alunos, e mais dinâmico para nos educadores para que ambos possam ter maior aproveitamento em suas respectivas atividades.
Nosso trabalho propomos a maior integração do aluno ao conhecimento exposto em sala de aula pelos seus educadores de uma forma bem simples, que a forma de repassar o conhecimento se torne mais próxima do aluno, através das forma de incentivo da participação desses aluno na transmissão de conhecimento, e esse incentivo seria a pratica do aluno dentro de são de aula, quando dizemos, temos por ideia que o aluno pratique o que está sendo passado em conteúdo através de experimentos práticos e de baixo custo, tornando aula mais interessante e lúdica para os alunos.
Trouxemos em nosso referencial teórico as ideias da teoria do estágio do desenvolvimento cognitivo(1947) criado por uma autor muito requisitado na psicologia da educação, Piaget foi um epistemólogo suíço, considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano. Segundo a teoria de Piaget o ser Humano teria quatro principais estágios de desenvolvimento, onde podemos observar que estímulos e práticas podem ajudar no desenvolvimento cognitivo dos seres humanos. Piaget utiliza sua “teoria dos “estágios” para contrapor o ensino tradicional, autoritário, herdado do século XIX. A Escola Nova crítica, o ensino onde similar a “educação bancaria” diagnosticada por Paulo Freire em suas, obras. Mas nos concentraremos no quarto estagio da teoria de Piaget, o estágio de operações formais que segundo o autor, esse estágio e diagnosticado para crianças de 12 anos em diante e segundo Piaget quando o indivíduo alcança esse estágio ele já e capaz de traçar reflexões