Tec. de Segurança do Trabalho
GEISSIANNE CLÁUDIA ARAUJO
LÚCIA HELENA ROCHA SANTOS
RESUMO
Acidentes de trabalho se constituem em problema de saúde pública em todo o mundo, por ser tão sério revolvemos levantar este artigo direcionado a este assunto.
Muitos desconhecem seus direito e deveres perante a uma empresa no que se diz respeito á segurança.
Onde podemos encontra este apoio? Estamos abordando e temos as nossas NR para nós ajudar.
O acidente de trabalho acontece com pessoas jovens e em idade produtiva o que acarreta grande conseqüência social e econômica para o país pois um pessoa afastada ou até mesmo aposentada por invalidez gera um rombo nos cofres da previdência social.
No ramo de construção é acentuada a probabilidade de um trabalhador
se acidentar, adoecer e mesmo morrer, sempre figurando este setor nos primeiros
lugares entre vários ramos de atividades, quanto aos índices de acidentes.
Palavra chave: segurança; direito e dever; sonho
INTRODUÇÃO
“È essencial à revisão de valores. Em segurança do Trabalho não há aliados e inimigos - há sim uma imensa falta de esclarecimento. E tal esclarecimento cabe-nos como um papel bem definido para o profissional deste século. Cumpre-nos levar a sociedade de forma geral a conscientização sobre a questão, buscando assim que o tema seja objeto do interesse social e por consequência preencha todas as lacunas ora existentes, seja pela falta de conhecimento das pessoas que decidem, seja na atuação do dia a dia.
Mais especificamente, cumpre-nos a busca pelo conhecimento e sua aplicação de tal forma a viabilizar a prevenção de acidentes como realmente um dos pilares da atividade econômica. “Segurança todos querem, poucos sabem o que ela é, alguns endentem o que ela de fato significa e quase ninguém sabe como de fato concretizá-la” (José E.P.S engenheiro de