Referencial teorico empreendedorismo
5.1. Surgimento do Tema
De acordo com Bernardi (2003 - p.63), a idéia de empreendedorismo "surge da observação, da percepção e análise de atividades, tendências e desenvolvimentos, na cultura, na sociedade, nos hábitos sociais e de consumo. As oportunidades detectadas ou visualizadas, racional ou intuitivamente, das necessidades e das demandas prováveis, atuais e futuras, e necessidades não atendidas definem a idéia do empreendimento.
Pode surgir também, mediante contatos especializados nos vários ramos de atividade, em círculos de conhecimento tecnológico e de conhecimento mercadológico como complementação ou associação.
A concepção de um empreendimento, por vezes, nasce de habilidades, gosto e outras características pessoais, até mesmo por pessoas que não tiveram experiência com o ramo, inovando ou criando novas formas de negócio."
5.2. Conceitos de empreendedorismo e empreendedor
De acordo com Shumpeter (1949) o empreendedor é aquele que se diferencia da ordem econômica e introduz um diferencial, oferecendo novos serviços ou exploração de recursos e materiais. Complementando seu conceito, Dornelas (2001) define que o "empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados." Drucker (1987) retrata de forma bastante precisa o conceito de empreendedor elaborado por Say, ao atribuir-lhe o papel de transferir recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e maior rendimento, possibilitando, desse modo, uma maior eficiência e eficácia à economia, alcançando, sobretudo, o equilíbrio financeiro da sua empresa e o máximo de lucros e de vendas.
5.3. Perfil e característica do comportamento empreendedor
Para Bernardi (2003-p. 34), as características empreendedoras são típicas da personalidade que se destaca. O senso de oportunidade, autoconfiança, otimismo, persistência, criatividade, propensão ao risco e