Referencial Teórico de Empreendedorismo
Thiago Capecci Alves
REFERENCIAL TEÓRICO: EMPREENDEDORISMO
Belo Horizonte
2014
Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte – FATEC SENAIS BH
Thiago Capecci Alves
REFERENCIAL TEÓRICO: EMPREENDEDORISMO
Trabalho parcial de conclusão de curso apresentado nas disciplinas FSTCC e Empreendedorismo do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Fatec - Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, como atividade preparatória para o trabalho final de conclusão de curso. Orientadores: Melina Rezende Dias e Corina Alves Farinha
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1. EMPREENDEDORISMO
Nos dias atuais, um dos destaques entre os estudiosos vem sendo o empreendedorismo, que por suas várias formas de se desenvolver, pode ser analisado por vertentes e conceitos diferentes.
O empreendedorismo enquanto conceito faz parte de experiências humanas. Segundo, Dornelas (2008) apenas nos dois últimos séculos o mesmo vem sendo estudado de maneira formal, passando a ser de interesse científico apenas há 50 anos. Faz-se necessário analisar os diferentes conceitos encontrados na literatura, com intuito de entender esse ator social, que tem sido mais explorado nos estudos científicos.
A necessidade de transformações em curtos períodos de tempo é o que estimula a maioria das invenções que revolucionam o estilo de vida de pessoas; geralmente invenções fruto de inovação, algo inédito ou de uma nova visão de como utilizá-las, mas que antes nunca pensada dessa forma.
Por detrás dessas transformações, vale ressaltar a participação de pessoas com visão diferenciadas, que questionam, fazem acontecer e empreendem, arriscam e querem algo diferente.
Uma questão importante para os estudiosos refere-se às características específicas dessas pessoas. Segundo Dornelas (2008, P. 4), “Os empreendedores são