A Contabilidade e o Empreendedorismo
Este projeto de pesquisa tem como problemática informar o papel da contabilidade para os pequenos empreendedores, já que o objetivo geral é verificar o papel do profissional contábil no empreendedorismo e como sua atuação nesta área pode contribuir para o desenvolvimento e continuidade dos pequenos negócios. Em busca de adaptar a contabilidade à necessidade do pequeno empresário, tornando-a acessível e financeiramente viável ao empreendedor, adota-se a figura do personal controller. Que atua na Controladoria do empreendimento de forma terceirizada, direcionadora e sistematizada, através da aplicação de um Sistema de Informação Gerencial – SIG, que gera informações importantes para auxiliar o empreendedor no processo de tomada de decisão. Proporcionando assim, uma visão aprofundada do negócio e facilitando possíveis correções para a sua manutenção e seu progresso. Esta pesquisa quanto aos fins será de caráter descritivo já quanto aos meios será voltado para o campo.
2 PROBLEMÁTICA
Vivemos num momento em que muito se ouve falar em empreendedorismo e em sua importância para a economia. Os negócios iniciam-se em grande escala e crescem de maneira desordenada, fazendo com que, em sua maioria, não consiga sobreviver. Apesar das adversidades, o pequeno empreendedor não percebe a importância da contabilidade para o seu negócio, enquanto o profissional contábil permanece distante na atuação ao empreendedorismo. Mas, afinal, qual o papel da contabilidade para os pequenos empreendedores?
3 OBJETIVO GERAL Verificar o papel do profissional contábil no empreendedorismo.
3.1 Objetivos Específicos:
- Buscar embasamento teórico sobre o tema proposto;
- Coletar informações empíricas;
- Relacionar os dados teóricos e empíricos.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
Nunca se ouviu falar tanto em empreendedorismo como nos últimos anos e em sua relevância para a economia e desenvolvimento do país. Montar uma empresa hoje é