UTA FUNDAMENTO PEDAGOGICO
ESCOLA DEMOCRATIZADA: PISTAS HISTÓRICAS E PERSPECTIVAS
NECESSÁRIAS1
Sebastião de Souza LEMES2
Sueli Ap. Itman MONTEIRO3
Ricardo RIBEIRO4
127
RESUMO: Tendo por pressuposto que a trajetória do processo de democratização da escola brasileira encontra-se em evidência e em um momento sem retorno, a reflexão sobre seu modelo torna-se necessária e de inadiável pertinência. Apresenta alguns elementos pontuais de trajetória histórica, voltados para circunstâncias e momentos, que estabeleceram marcos importantes na construção do currículo escolar no Brasil e direcionaram a mentalidade do fazer pedagógico. O pensamento democratizante se faz presente de forma constante, porém, ainda hoje, encontra-se de forma inconclusa no meio acadêmico e fragilizado teoricamente no cotidiano da escola. Nessa trajetória de grande complexidade o essa questão começa revelar, por alguns traços, suas possibilidades para superação de um modelo institucional em estado de esgotamento.
PALAVRAS-CHAVE: Escola democrática. Currículo. Modelo de escola.
Traços na história
A escola democratizada5 pressupõe condições de acesso a todos os cidadãos e a permanência deles, pelo menos, durante o período equivalente ao da escolarização básica.
Essa instituição, nos moldes tradicionais nos quais está estabelecida, não dispõe de instrumental, estrutura ou mesmo recursos suficientes para tanto. Por isso, a organização curricular deverá ter uma conformação adaptada a essa condição. A escola democratizada, no momento, é algo ainda a se alcançar apesar de já se ter muito a defender. Nesse sentido, é preciso que se compreenda a necessária flexibilidade da organização curricular de forma que seja adequada aos desafios que serão postos para essa trajetória na sua complexidade e circunstancialidade. 1
Texto originalmente elaborado para apresentação didática em concurso