observando uma célula
Causas
As causas da erosão podem ser naturais, como chuvas fortes – que criam infiltrações no solo e provocam deslizamentos -, o vento, mudanças químicas no solo, alterações bruscas de temperatura e até mesmo erupções de vulcões.
Além das causas naturais, a erosão também pode ser provocada pelo ser humano e trazer consequências negativas para a região afetada.
Um exemplo de atitude que causa a erosão é a retirada excessiva da vegetação de um local (desmatamento). Ao retirar a vegetação, elimina-se também a proteção do solo e a capacidade de absorção da água das chuvas. Isto porque a água é absorvida pelas plantas e suas raízes, e quando isto não acontece a água atinge o solo e causa infiltração, resultando em um processo de erosão.
Outra atividade que causa o problema é a mineração. Ao retirar grandes quantidades de terra para procurar minérios, a estrutura do solo é desfeita e ocorre o processo de deslizamento da terra.
Consequências
O aumento excessivo da erosão traz sérias consequências para o homem como os deslocamentos de terra em regiões urbanas, que podem provocar mortes e acidentes por soterramento. Os deslizamentos também atingem ruas e rodovias e podem causar acidentes de trânsito em dias de chuva.
Como evitar
Para evitar esta questão é importante não desmatar, realizar o reflorestamento, monitorar as mudanças do solo e planejar com cuidado a construção de túneis e rodovias, para impedir grandes alterações no solo.
Simulando
Para entender como a erosão funciona é possível fazer simulações com amostras de solo (ou argila e areia), água, um recipiente grande de plástico e papelão. Para simular o processo, a amostra do solo deve ser colocada no recipiente e fatores que provocam a erosão devem ser utilizados sobre a amostra. Um exemplo interessante é usar um regador