refeiçoes
Para uma alimentação saudável é importante variar alimentos, fazer uma porção adequada a cada fase do curso de nossa vida, fazer três tipos de refeição ao dia intercalando com lanches.
A alimentação saudável deve começar desde a pratica de aleitamento materno e se prolongar com bons hábitos pela vida toda.
Devem-se olhar os rótulos presentes nos alimentos para saber sua informação nutricional, cereais integrais, leguminosas, frutas, legumes e verduras devem fornecer mais que a metade do total de energia diária da alimentação, diminuir o consumo de frituras, gorduras, alimentos com elevada quantidade de açucares e sódio.
Com uma alimentação balanceada e saudável prevenimos doenças e infecções porque uma dieta rica em nutrientes pode melhorar a função imunológica. Em crianças, a ingestão inadequada de alimentos pode gerar deficiência nutricional, quer dizer compromete a saúde.
CEREAIS, TUBERCULOS E RAÍZES.
Arroz, milho e trigo, alimentos como Paes e massas, de preferência integral, tubérculos como batatas e raízes como mandioca devem ser a principal fonte de energia na maioria das refeições, isso equivale 45% a 65% da energia total diária, o ideal é consumo de seis porções.
A presença desses alimentos vem diminuindo e temos que reverter isso, no Brasil é obrigatório a fortificação das farinhas, uma estratégia para a redução da anemia ferropriva.
A orientação de consumo é importante para crianças, idosos, gestantes e mulheres em idade fértil.
Existem dois tipos de carboidratos o simples que são açucares ou complexos amidos presentes principalmente em cereais, tubérculos e raízes.
É importante que esses alimentos sejam cozidos com casca, pois nelas estão fontes de vitamina B, deve ser muito bem higienizada antes de ser preparada, quando fritos absorvem muita gordura por isso deve ser evitadas.
Em famílias de baixa renda, o consumo de carboidratos com deficiência de proteínas e micronutrientes estão mais expostos, essas