Refeições para um idoso feliz
“Dieta diária” para um idoso mais saudável
Café da manhã
1 copo de café com leite desnatado (a bebida contém substâncias como a cafeína, que colaboram para o despertar), 1 torrada integral, 1 fatia de queijo branco light (esta mistura oferece carboidrato e cálcio, o nutriente dos ossos.)
Lanche
1 banana (é uma fonte de amido resistente, substância que colabora para a flora intestinal e Também fornece boas doses de potássio, o mineral que promove a saúde muscular.) Almoço
1 Prato de sobremesa de salada de agrião(esta entrada tem vitamina A, nutriente indispensável à proteção do organismo),1 escumadeira de arroz integral (contém fibras e vitaminas do complexo B, que atuam no sistema nervoso),1/2 concha de feijão-carioca (esta opção oferece ferro e mineral que afasta o desânimo), 1 filete de pescada grelhada com azeite e alecrim (a pescada é uma fonte de proteína magra e a combinação de azeite e alecrim atua na pressão arterial e na digestão) e 3 colheres de sopa de espinafre cozido. (o espinafre contém ácido fólico e ferro, uma dupla que aumenta a disposição e é indispensável na terceira idade), 1 maçã (a maçã tem fibras como a pectina, que zelam pelas artérias).
Lanche
1 Copo de iogurte batido com uma pera e 1 colher de linhaça (esta mistura garante mais proteínas e ajuda a evitar perdas na massa muscular).
Jantar
1 Prato de sobremesa de salada de tomate com alho-porro (uma mistura cheia de compostos sulfurosos, que protegem as membranas celulares). 1 filete de anchova grelhada com shoyu (a anchova é rica em fósforo, um mineral importante para o esqueleto), 2 colheres de sopa de purê de cenoura (o purê é rico em betacaroteno, um pigmento que age na pele e nos cabelos), 1 maçã (esta sobremesa oferece fibras para o bem do intestino.
Ao idoso dependente, que necessita de ajuda para comer, ou porque que se engasga com facilidade ou tem dificuldade em mastigar, deve instituir-se uma dieta pastosa, tendo o cuidado em