Fornecimento de refeições
Etapa 1 – Introdução á Economia
Ramo de negocio escolhido: Fornecimento de refeições
Escolhemos o ramo de refeições porque é uma área que está em grande crescimento econômico, com grande número de clientes e enorme chance de faturamento.
O consumo de refeições prontas já se tornou um hábito diário na vida de milhões de brasileiros. O prato de comida individualizado, em quantidade suficiente para satisfazer a fome na hora do almoço. Esta refeição pode ser servida em ambiente próprio ou entregue na residência ou local de trabalho do cliente. A comida também pode vir acomodada em marmitas, recipientes específicos que separam a variedade dos pratos. Este serviço é mais utilizado por famílias e grupos de pessoas que fazem as refeições conjuntamente.
A grande maioria das pessoas que recorrem a este serviço utiliza "cupons de refeição" fornecidos pelos empregadores.
Outro nicho é formado pelos empreendedores da construção civil que contratam este tipo de serviço para fornecer refeições aos operários.
O investimento inicial varia de acordo com o ponto escolhido, o tamanho do estabelecimento e os materiais. Para um pequeno restaurante, esse valor oscila entre R$ 60 mil e R$ 120 mil, com gastos na compra dos equipamentos, organização do estoque inicial e despesas do primeiro mês de funcionamento da casa.
Segundo a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) o mercado de food service, ou de alimentação fora do lar, tem crescido a taxas de 12% ao ano, contra os 4% do setor alimentício como um todo. Entre 1993 e 1999, a venda de comida fora do lar aumentou 167%. Em 1782 abre o primeiro restaurante de luxo em Paris. Por volta do ano de 1804 já existiam, em Paris, mais de 500