Reengenharia TAP
Nome: Lucas Oliveira Chagas
Profª: Marzi Do Carmo Ponciano
Organização, Sistemas e Métodos II
TAP III
Brasília, 08 de Junho de 2015.
Reengenharia
A reengenharia questiona toda a forma de trabalhar de uma organização, gerando uma redefinição total de processos. Por este motivo, a sua utilização e implementação precisa passar primeiro por um processo de definição de estratégia e recolhimento de informações sobre necessidades e expectativas dos stakeholders, a fim de mapear os processos que requerem melhorias.
A Reengenharia surgiu para fazer frente às mudanças que transformaram, vêm transformando e continuarão a transformar o ambiente da competição empresarial. O mundo sempre sofreu mudanças, sejam incrementais ou revolucionárias.
A razão fundamental era a falta de compreensão e entendimento de que as empresas eram estruturadas em processos, prevalecendo à mentalidade compartimentalizada do Taylorismo/Fordismo que dividia a empresa em atividades.
A Re-engenharia de Processo é uma iniciativa que promove mudanças drásticas. Ela segue cinco passos:
• Refocar os valores da empresa nas necessidades do cliente;
•Redesenhar processos do negócio principal da empresa, geralmente utilizando tecnologia da informação para possibilitar melhorias;
•Reorganizar a empresa em times multifuncionais, com responsabilidade integral em um determinado processo;
•Repensar questões básicas da organização e de pessoal;
• Melhorar processos de negócio em toda a organização;
Reengenharia de Processos de Negócio é um fenômeno recente, embora algumas das técnicas que ela incorpore já sejam utilizadas há muito tempo como iniciativas para promover mudanças nas organizações, a reengenharia introduz mudanças significativas em três níveis gerenciais da organização, são eles: operacional, de gestão de processos e de gestão de negócios.
A Reengenharia e a Qualidade não são antagônicas, pelo contrário, complementares. No entanto, cada uma tem seu tempo de