Reengenharia De Processos Resumo Da Sala
A reengenharia é um sistema administrativo criado na década de 90 por Michael Hammer e James Champy. Ela é muito utilizada para a competitividade das empresas no mercado, pois as mantêm com foco no alcance de objetivos e metas, transformando seus processos e atividades de negócios, através da ruptura com costumes arcaicos.
A utilização desta ferramenta de gestão tem como princípio primordial repensar, reinventar e não evoluir os procedimentos principais da organização (serviços prestados ao consumidor, desenvolvimentos de novos produtos, cultura organizacional, etc...) com o objetivo de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.
Estruturas da reengenharia
A metodologia de implementação de processos da reengenharia basicamente se estrutura em quatro fases são elas:
1 Preparação
Consiste em listar todos os processos da organização, selecionar aqueles que serão redefinidos e viabilizar os recursos necessários para a atividade.
A etapa preparatória para a mudança deve visar a construção de uma base solida, tanto em recursos quanto em cultura organizacional para que o processo ocorra dentro de um entendimento que consiste o processo de reengenharia, o que este processo ofertará e quais os benefícios esperados por quem utilizar a metodologia.
2 Planejamento
Garante os recursos necessários: tempo, dinheiro e pessoas; estruturar as equipes de trabalho e distribuir as tarefas entre seus membros.
Neste processo é necessário definir as competências essenciais da organização. Estas competências são nada mais que a capacidade da organização de obter uma vantagem competitiva a partir do conhecimento das pessoas pertencentes à organização.
3 Implementação
Analisa os processos envolvidos (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventa o processo, avalia os impactos da mudança e o implementa caso seja plausível.
O objetivo desta fase é o de efetivamente redesenhar os