Apostila Administracao
No contexto atual, as constantes mudanças tecnológicas e a globalização dos mercados apresentam-se de forma extremamente desafiadora ao desenvolvimento empresarial, acirrando a concorrência entre as empresas. Essa conjuntura do mercado econômico/financeiro obriga as organizações a demandarem por uma mão-de-obra cada vez mais qualificada, o nível de exigência sobre a função do profissional de administração nas empresas aumentou consideravelmente.
Fatores como a atual competitividade no mundo dos negócios, a globalização da economia, a abertura das fronteiras comerciais, a crescente preocupação com a ecologia e os aspectos sociais, entre outros, passaram a exigir das organizações um gerenciamento cada vez mais eficiente e eficaz.
Dentre o instrumental do moderno administrador de empresas, algumas disciplinas constituem ferramentas fundamentais no moderno processo de gestão empresarial:
Administração estratégica
Gestão de pessoas
Logística empresarial
Marketing
Administração financeira
Contabilidade e análise de custos
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
O conceito de administração estratégica encontra-se em constante evolução. Sua forma foi definida nos anos 50 quando a Fundação Ford e a Carnegie Corporation patrocinaram a pesquisa de currículo das escolas de negócio.
Segundo Certo & Peter (1993), é definida como um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.
Esta definição de administração estratégica propõe que os administradores se dediquem a uma série de etapas:
1. Realização de uma análise do ambiente para identificar riscos e oportunidades presentes e futuras;
2. Estabelecimento de uma diretriz organizacional ou determinar a meta da organização segundo a missão organizacional, ou seja, a razão pela qual ela existe;
3. Formulação e implementação da estratégia organizacional: projetar, selecionar e por em prática estratégias (ações) que levem à realização dos objetivos da