reencaixe,desencaixe social
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS
INDIVIDUALIDADE, IDENTIDADE E SOCIABILIDADE NA MODERNIDADE
São Luís
SHIRLEY SANTOS VIANA
INDIVIDUALIDADE, IDENTIDADE E SOCIABILIDADE NA MODERNIDADE
Trabalho apresentado à disciplina Sociologia do curso de Administração da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA como requisito parcial para obtenção de nota.
Profº.
São Luís
RESUMO
DOMINGOS, José Maurício. Sociologia e Modernidade: para entender a Sociologia Contemporânea. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
DESENCAIXE E REENCAIXES
A cidade é o local onde tipicamente se realiza a sociabilidade moderna, isto é tipo de atitude manifestada pelos sujeitos uns em relação aos outros nos cursos das interações sociais. Mas o fato é que a sociabilidade urbana moderna fornecem elementos fundamentais para a autocompreensão da modernidade e exercem influência sobre as formas de sociabilidade rural. Como exemplo, José Maurício cita a história do povoamento da cidade de Brasília: povoada por indivíduos e grupos sociais que em grandes números perderam seus referenciais. Construída no meio do nada, Brasília simboliza muito diretamente a modernidade brasileira. Centro político do país convocava homens e mulheres livres para aventura de construir algo novo, uma nova cidade, um novo destino, uma nova identidade.
A história do Brasil, de forma semelhante á de outras sociedades, conheceu, até o advento da modernidade, padrão de organização social em que as pessoas e as coletividades tinham laços com locais específicos por meio dos quais as identidades pessoais e coletivas eram claramente determinadas. Os homens organizavam suas vidas em função do ritmo ditado pela natureza. O espaço e o lugar coincidiam em geral e a vida social era dominada por interações face a face. Já nas sociedades modernas vive-se um cenário inverso. Diante das transformações