redução maioridade penal
RGM
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
MOGI DAS CRUZES
2013
xxx
RGM
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL
Atividade exigida para obtenção parcial de nota da disciplina de Estudo do Homem e da Sociedade do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Braz Cubas, sob a orientação do Profª
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
MOGI DAS CRUZES
2013
20/04/2013
Para 91% dos leitores, Brasil deveria adotar redução da maioridade penal.
Os violentos crimes cometidos por menores de 18 anos de idade nas últimas semanas, como a morte do estudante Victor Hugo Deppman, 19, morto após entregar o telefone celular ao assaltante menor de idade, reacendeu as propostas de endurecimento da legislação contra jovens infratores. No caso do suspeito de matar do estudante Victor, o adolescente de 17 anos acusado pelo crime já havia sido apreendido pela polícia ao menos outras três vezes desde 2011.
Diante dessa situação, o Painel do Leitor perguntou aos leitores se a legislação brasileira deveria reduzir a maioridade penal para 16 anos.
Para a maioria dos leitores da Folha (91%) que respondeu à pergunta, o Brasil deveria seguir o exemplo de outros países em que menores de 18 anos respondem criminalmente por seus atos.
Apenas 9% dos votantes afirmou que as leis brasileiras não deveriam ser alteradas, pois qualquer mudança contraria o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que já prevê punição a infratores menores de 18 anos.
No total, 1.201 leitores participaram da enquete.
DATAFOLHA
Na última quarta-feira (17), pesquisa realizada pelo Datafolha apontou que a maioria (93%) dos moradores da capital paulista concordam com a diminuição da idade em que uma pessoa deve responder criminalmente por seus atos. Outros 6% são contra, e 1% não soube responder.