Redução Geração Resíduos Sólidos
UMA ABORDAGEM ECONÔMICA
Diogo Valerio*
Taís Carestiato da Silva**
Claude Cohen ***
Resumo
A geração de resíduos sólidos é um dos problemas mais agravantes da sociedade contemporânea, reforçado pelo crescimento gradativo e desordenado da população, pela aceleração do processo de ocupação do território urbano e pelo crescimento acentuado dos bens de consumo popularizados pelo aumento da produção industrial. A proposta de adoção da taxação sobre a quantidade de lixo produzida tem por objetivo estimular a redução da produção de resíduos e incentivar a população para o consumo ecologicamente correto. Paralelo a isto, há o incentivo ao emprego dos catadores de lixo de forma legal dando maior cidadania a diversos moradores da cidade do Rio de Janeiro, além da redução nos custos associados a geração e fornecimento de energia em comunidades de baixa renda que receberiam geradores de energia elétrica movidos a queima de resíduos.
Palavras – chave: resíduos sólidos, taxa sobre o lixo, meio ambiente
Abstract:
The generation of solid waste is one of the most aggravating problems of contemporary society, strengthened by the disorderly growth of population, by the acceleration of the occupation of the urban territory and growth of consumer. The adoption of the waste tax aims to encourage the reduction of solid waste production and to incentive people to ecologically correct consume.
Key words: solid waste, waste tax, environment
JEL classification: Q50
Área ANPEC: 10 - Economia Agrícola e do Meio Ambiente
* Mestrando do Programa de Pós-graduação em Economia da UFF e bolsista Capes
** Mestranda do Programa de Pós-graduação em Economia da UFF e bolsista Cnpq
*** Professora Adjunta do Departamento de Economia e do Programa de Pós-graduação em
Economia da UFF
1. INTRODUÇÃO
O debate sobre o destino do lixo e a limpeza pública passou a fazer parte de um problema vivido em todos os centros urbanos que