Reciclagem
A reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, conforme definição dada pela lei nº 12305 de 2010, do Ministério do Meio Ambiente, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Latas de alumínio ou fios de cobre, por exemplo, podem ser fundidos e voltar ao estado anterior, para serem transformados em novos produtos. Atualmente, há técnicas para a transformação de uma gama de materiais, substâncias e objetos.
Devido às grandes catástrofes climáticas que vêm ocorrendo nos últimos anos, os cientistas têm alertado a população para a necessidade de recuperação e preservação do meio ambiente. Com isso, é preciso incorporar atitudes simples no nosso dia-a-dia, como reciclar o lixo e economizar água e energia elétrica, os quais são essenciais para a preservação da natureza. A redução do consumo é de grande importância para minimizar os problemas relativos à natureza e promover o desenvolvimento sustentável. É importante ressaltar, que, em tempos modernos, é preciso criar produtos que chamem a atenção dos consumidores e que ao mesmo tempo envolva-os nas questões ambientais. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida no vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias primas não renováveis estavam e estão se esgotando.
A reciclagem gera também os seguintes benefícios: economia de energia. preservação dos recursos naturais. diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado (aumento da vida útil dos aterros e diminuição das despesas com a coleta). diminuição dos impactos ambientais. geração de empregos diretos e indiretos. redução dos custos de matérias-primas industriais. incentivo às atividades envolvidas com a