Mecanismo função produção
Um fator-chave para o sucesso das organizações é sua capacidade de medir seu desempenho. Tal informação, em uma base temporal contínua, fornece aos gerentes dados que permitirão que se verifique o que priorizar para que seus clientes sejam satisfeitos com o produto e/ou serviço oferecido pela mesma.
Segundo dados fornecidos pelo gerente de produção da empresa Água Mineral UAI, pôde-se concluir que nem todos os critérios de desempenho recebem a mesma importância para empresa, sendo que a empresa não busca feedback dos clientes em relação ao seu produto ou serviço. O feedback acontece quando o próprio cliente liga com alguma reclamação referente ao produto, na qual há um esclarecimento imediato sobre o ocorrido.
Os critérios analisados no diagnóstico de acordo com Davis (1999) são: produtividade, capacidade, qualidade, velocidade de entrega, flexibilidade e velocidade do processo. Diante destes, foi realizada a avaliação com relação à importância que cada um dos critérios agrega à empresa. • Produtividade: A eficiência com a qual a matéria prima que entra no processo é transformada em produto final ao longo de todo o processo produtivo. (DAVIS, 1999, p. 122). A empresa é considerada eficiente pois possui um lead time de produção curto. • Capacidade: O volume de produto final que sai no término do processo. (DAVIS, 1999, p. 123). A empresa não utiliza de sua capacidade máxima, por escolher trabalhar somente com clientes fixos. Porém possui capacidade de folga podendo atender as variações de demanda e ampliar a fatia de mercada aumentando consequentemente o seu lucro.
• Qualidade: A qualidade de um processo geralmente é ditada pela taxa de defeitos apresentados no produto fabricado. (DAVIS, 1999, p.124). A empresa possui um centro de coleta de água dentro da fábrica para diariamente se certificar que a água está dentro do padrão estabelecido. Atentando-se na qualidade de seus produtos para os clientes de