Redução de danos ao uso de drogas - ambiente familiar
Infelizmente, muitos pais não reconhecem a importância da influencia e do modelo (como pais) na formação dos filhos. Fazendo com que tenha a necessidade a serem orientados a esse respeito.
Mesmo porque, existe uma falta de confiança e de informações básicas a respeito de sustâncias psicoativas, que faz com que muitos pais deixem de conversar com seus os filhos sobre esse assunto.
O programa de prevenção disponibiliza aos pais estratégias que lhes forneçam informações, habilidades e capacidades para resolução de problemas relacionados às drogas no ambiente familiar. Mas mesmo assim muitos pais não são atraídos a participar nesta questão de prevenção.
A maioria dos projetos tenta utilizar a escola como meio para a participação dos pais, que de alguma forma estejam envolvidos na educação dos filhos. Mas mesmo assim o que se percebe é uma participação cada vez menor, desses pais.
Impactos Positivos de participação de pais nos programas de prevenção
O impacto positivo dessa participação dos pais se evidencia na autopercepção a respeito de substâncias psicoativas, assim os pais tem uma confiança maior para dialogar com os filhos melhorando a comunicação entre eles, tanto em assuntos diversos e os específicos a droga. Com esse dialogo os filhos tem um conhecimento maior, possibilitando uma mudança do uso ou não da droga.
Outro tópico é que aumentou a confiança entre as gerações e alguns pais reconheceram que precisa dar mais atenção aos filhos, quando solicitados e confiar mais neles, quando bem informados sobre a droga. E os filhos viram a possibilidade de confiar em seus pais, antes de aproximarem aos problemas.
Condições favoráveis para o engajamento dos pais no projeto
A participação dos pais em projetos preventivos deve ser vista como um desafio a ser vencido, atendendo as necessidades dos pais, para que possa conversar com os filhos de forma adequada quando o uso é descoberto.
Para facilitar a participação dos pais, o