Redução de Custos
Professor: Ozamir
Disciplina: Orientação Objeto
Turno: Vespertino Turma: I Aluna: Janisléia
REDUÇÃO DE CUSTOS
Brasília – DF
2014
Introdução A gestão de custos se tornou uma ferramenta crucial para a sobrevivência de muitas empresas. Mas não basta reduzir custos. É preciso administrá-los de modo a reforçar o posicionamento estratégico e fazer isso junto com clientes e fornecedores.
REDUÇÃO DE CUSTOS
Encontrar a fórmula exata para reduzir os custos de uma empresa é um desafio menos tortuoso se estabelecido a partir de um planejamento bem elaborado principalmente se adotado antes de se fazer um investimento qualquer no negócio. Conhecer melhor os processos, a estrutura organizacional, a tecnologia da informação em uso, os controles, os sistemas de informação e os tributos ao longo da cadeia produtiva ajudam muito na construção de uma tarefa.
PROGRAMAS DE REDUÇÃO DE CUSTOS
Espontânea
A redução de custos espontânea é buscada antes de qualquer sinal de crise atingir a empresa. Ela visa manter ou conseguir uma vantagem competitiva. Seus efeitos são tipicamente expansionistas e, em geral, não sofre restrições por parte dos colaboradores.
Compulsória
Já a redução de custos compulsória tem características opostas à redução espontânea. Geralmente é implantada diante de crise financeira e seu objetivo é a sobrevivência da empresa. Está baseada no corte de custos e uma vez que áreas vitais para a geração de receita podem ser atingidas, a eficácia dessa forma de redução de custos é incerta.
OPÇÕES DE OBTENÇÃO DE COMPETITIVIDADE NO PROCESSO DE REDUÇÃO DE CUSTOS.
1. Otimização da qualidade em todos os processos da empresa.
Qualidade ótima é aquela que atende às expectativas dos clientes ao menor custo. É um conceito bastante diferente de qualidade a custo mínimo ou qualidade máxima ao custo que for necessário. Abrange