Reditualismo
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CONTÁBIL: Reditualismo
BELO HORIZONTE
2014
Carolina Moura Ferreira
Daiane Maiara Santos Araújo,
Flavia Pereira dos Santos
Fabiana Viega Silva Fernando
João Paulo Soares Sant’Ana
Mariana Neves Carlos
Péricles Junio da Conceição
Patrícia da Silva Custodio
Philipp Coelho Santos
Priscila Silvério Faria
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CONTÁBIL: Reditualismo
Trabalho apresentado no Curso de Graduação em CiênciasContábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte como requisito parcial para aprovação na disciplina evolução do pensamento contábil.
Prof. (a):Barbara Angélica.
BELO HORIZONTE
2014
1 INTRODUÇÃO
As teorias contabilísticas enquadram-se num contexto cultural e socioeconômico. São por meio dos estímulos externos, os avanços e declínio das diversas épocas, bem como a resposta do Homem em face de tais desafios, que podem explicar o desenvolvimento científico da Contabilidade, tendo por base a necessidade de retratar a conformidade do sistema contabilístico em cotejo com a realidade que se pretende explicar e compreender.
Sendo uma ciência social e tendo como principal objeto de estudo o patrimônio e suas diversas mutações a contabilidade propicia aos seus usuários informações capazes de evidenciar os reflexos de tais mutações nas diversas áreas a que esse mesmo patrimônio se vincula. Toda via essa concepção foi sendo construída ao longo do tempo, para que isso fosse possivel foi necessario o advindo de diversas correntes de estudo dentre elas o Reditualismo.
Para Lopes de Sá (1998) a movimentação do capital altera a riqueza aumentando ou diminuindo a mesma e como consequência desse processo altera o patrimônio. A variação desse mesmo capital e o retorno efetivo ou não é conhecido como rédito. Esse trabalho tem como objetivo evidenciar a teoria do