Redes
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL
CURSO: REDES DE COMPUTADORES
PROJETO INTEGRADO MULTDICIPLINAR – PIM III
GESTÃO DE PROJETOS
CURSO: REDES DE COMPUTADORES
INTEGRANTE
FRANCISCO RAMOS E SILVA
Brasília, abril de 2013
INTRODUÇÃO
A segurança na parte de redes de computadores vem sendo ameaçada a cada dia. Quando se conectam à internet, surge uma preocupação quanto à segurança das informações que nela se encontra, para proteger de risco de ataques quanto interno e externo a segurança da informação vem com leque de dispositivos para proteção de frequentes ataques, para proteger cada um dos equipamentos e suas informações.
A maneira mais simples de proteger uma rede interna é com o isolamento físico da mesma. Desta forma, ninguém de fora será capaz de invadir o sistema sem antes entrar nas dependências físicas da organização.
Com o crescimento da internet, o isolamento físico tornou-se quase impossível. Para resolver estes problemas muitas organizações têm usado firewalls.
É então que surge o firewall com o propósito de garantir a segurança, desde que configurado adequadamente para garantir a segurança de quem se encontra na rede. O firewall evita que perigos vindos da internet espalhem-se na sua rede interna. Colocado entre a rede interna e a externa, o firewall controla todo o trafego que passa entre elas, tendo a certeza que este tráfego é aceitável, de acordo com a política de segurança, oferecendo uma excelente proteção contra a ameaça vinda da rede externa.
Entretanto, ele não é uma completa solução para segurança e certos perigos estão fora do controle de um firewall.
Justificativa
O firewall é um separador, bloqueador e analisador, um dos mais antigos componentes de sistema de segurança. O firewall é utilizado para proteger uma rede confiável de uma rede pública não confiável e pode ainda ser empregada para separar sub-redes, grupos de trabalho ou LANs